Tempo Integral

O STI – SISTEMA TEMPO INTEGRAL CARLOS LOBO obedece ao mesmo calendário escolar das aulas regulares do Colégio Carlos Lobo, isto é, dias letivos e feriados. A criança deverá chegar para assistir as aulas regulares que começam às 7h. Os pais devem vir pegá-las às 17h.

Muitas escolas brasileiras, como o Colégio Carlos Lobo, já oferecem a opção do período integral, um alívio para os pais, que cada vez mais precisam trabalhar o dia todo e não conseguem dar o suporte que os filhos precisam para serem bem sucedidos nos estudos. Nós não oferecemos somente o apoio pedagógico, mas também a orientação educacional e toda sua estrutura física. Uma criança que fica em casa não tem isso, pois além dessa estrutura, como quadra, piscina, sala de informática e biblioteca, o Colégio Carlos Lobo oferece também orientação em tempo integral. E os resultados aparecem. Nossos alunos do Sistema Integral de Ensino são privilegiados. Não fazemos a lição para eles, mas há uma orientação para os estudos e o rendimento melhora, aliás, muito mais do que uma melhora no rendimento escolar, pais e filhos ganham muito em qualidade de vida ao optar pelo período integral, pois não podemos mais fechar os olhos para as famílias em que pai e mãe trabalham o dia todo, o que reflete em uma melhora na convivência familiar.O Período Integral é um sistema especial que oferece a possibilidade do aluno passar a manhã e a tarde no colégio, participando das atividades pedagógicas normais no 1º turno e das atividades do Período Integral no turno da tarde, como acompanhamento das tarefas, esportes, brincadeiras, leitura e muitas outras.

Confiram, a seguir, por que escolher o Sistema Tempo Integral CARLOS LOBO e o que estudar o dia todo pode trazer de bom para seu filho e sua família.

No período integral, o aluno tem um horário destinado para realizar as tarefas do dia e para estudar, sempre com orientação de profissionais especializados. Formamos alunos bastante responsáveis e autônomos, que criam o hábito de fazer a lição do dia e realmente têm um rendimento melhor. O retorno que nós temos dos professores é de que há um diferencial das crianças do STI em relação ao rendimento escolar.

No período integral, o aluno tem um horário destinado para realizar as tarefas do dia e para estudar para as provas, sempre com orientação de profissionais especializados. “São alunos bastante responsáveis, autônomos. Eles criam o hábito de fazer a lição do dia. E realmente têm um rendimento melhor”, conta Myriam Tricate, diretora-geral do colégio Magno/Mágico de Oz, de São Paulo. “O retorno que nós temos dos professores é de que há um diferencial das crianças do integral em relação à cultura e ao rendimento escolar”, diz Josiane Conke, Coordenadora do Período Integral do Colégio Marista Santa Maria, de Curitiba.

Pais e mães precisam trabalhar fora. E não há como não se culpar por não conseguir acompanhar a vida escolar dos filhos ou proporcionar atividades extracurriculares que também são importantes para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. O STI CARLOS LOBO supre essas necessidades e deixa os pais tranquilos para trabalhar o dia inteiro. Na verdade, o Colégio Carlos Lobo cria um pacto com a família: as crianças não precisam sair da escola para fazer as atividades e contam sempre com orientação especializada.

Pais e mães precisam trabalhar fora. E não há como não se culpar por não conseguir acompanhar a vida escolar dos filhos ou proporcionar atividades extracurriculares que também são muito importantes para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. O período integral supre essas necessidades e deixa os pais tranquilos para trabalhar o dia inteiro. “A escola cria um pacto com a família: as crianças não precisam sair da escola para fazer as atividades e contam sempre com orientação especializada”, afirma Karin D. Flores, coordenadora do turno integral do colégio La Salle Dores, de Porto Alegre.

Poucos pais tem tempo de levar e buscar os filhos para praticar esportes como a NATAÇÃO. Isso sem contar o dinheiro extra que precisariam destinar para cada modalidade diferente. Esta é uma das vantagens do STI Carlos Lobo, pois é bom para a criança e para a família. Teremos também aulas de DANÇA E MUSICALIZAÇÃO.

Natação, balé, futebol, xadrez… Qual é o pai que tem tempo de levar e buscar os filhos em todas essas atividades? Isso sem contar o dinheiro extra que precisariam destinar para cada modalidade diferente. Esta é uma das vantagens do período integral. “É bom para a criança e para a família, que não tem aquela preocupação de não ter tempo de levar o filho para praticar um esporte, porque a escola supre essa necessidade”, ressalta Josiane Conke, Coordenadora do Período Integral do Colégio Marista Santa Maria, de Curitiba

Uma criança que passa a tarde sozinha em casa dificilmente usará o tempo ocioso para estudar. Muitas vezes as crianças passam a tarde inteira com tevês, videogame, etc. e enquanto estão na escola, elas têm vivências muito mais ricas, tais como:

– INCENTIVO À LEITURA: A leitura auxilia o processo de aprendizagem, facilitando a ampliação do vocabulário, melhorando a comunicação e despertando a imaginação do aluno. É por este motivo que o incentivo à leitura faz parte das atividades cotidianas dos alunos.

– ARTES E MUSICALIZAÇÃO: Estudos confirmam que crianças, adolescentes e adultos, estimulados na prática de atividades artísticas alcançam ótimo desenvolvimento mental, além de apresentarem autoconfiança e alegria de viver. Sendo assim, as formas de arte serão oferecidas como uma importante ferramenta para o desenvolvimento das crianças.

– RECREAÇÃO: O STI CARLOS LOBO preocupa-se em oferecer um espaço específico para o lúdico e para as brincadeiras, onde os alunos praticam a socialização e descarregam as tensões.

Uma criança que passa a tarde sozinha em casa dificilmente usará o tempo ocioso para estudar, como lembra Josiane Conke, coordenadora do período integral do colégio Marista Santa Maria, de Curitiba. “Muitas vezes as crianças passam a tarde com babás eletrônicas: tevês, videogame, etc. E enquanto estão na escola, elas têm vivências muito mais ricas.”

É muito mais difícil uma criança que estuda em período integral se envolver brigas, confusões ou ter problemas sociais, haja vista que elas não ficam com tempo ocioso, não dá tempo de pensar em “aprontar”.

É muito importante que a criança desenvolva o hábito de estudo e consiga organizar o tempo para aprender as várias disciplinas do currículo. Em casa, isso é mais difícil, ainda mais sem os pais para fiscalizar. No STI CARLOS LOBO nossos alunos são assistidos por professores, que são polivalentes e também por professores especialistas como nossos psicopedagogos, que auxiliam em necessidades mais específicas. Nossa equipe conta com profissionais especializados, que vão dar a essas crianças um acompanhamento pedagógico de qualidade. O Colégio Carlos Lobo estimula e orienta seus educadores para que além da formação pedagógica (pedagogia) façam PSICOPEDAGOGIA.

“É muito mais difícil uma criança que estuda em período integral se envolver com drogas ou ter problemas sociais”, afirma Myriam Tricate, diretora-geral do colégio Magno/Mágico de Oz, de São Paulo. “As crianças não ficam com tempo ocioso, não dá tempo de pensar em aprontar”, acrescenta.

É muito importante que a criança desenvolva o hábito de estudo e consiga organizar o tempo para aprender as várias matérias do currículo. Em casa, isso é mais difícil, ainda mais sem os pais para fiscalizar. “Na escola, os alunos são assistidos por professores, que são polivalentes, mas também existem professores especialistas, que auxiliam em necessidades mais específicas’, conta Myriam Tricate, diretora-geral do colégio Magno/Mágico de Oz, de São Paulo “São profissionais especializados, que vão dar a essas crianças um acompanhamento pedagógico de qualidade”, acrescenta Josiane Conke, coordenadora do período integral do colégio Marista Santa Maria, de Curitiba.

Pais ocupados não têm tempo de cuidar da alimentação dos filhos como deveriam. E a culpa por estarem fora o dia todo faz, muitas vezes, com que permitam que os filhos consumam em excesso alimentos de baixo valor nutricional. No Colégio Carlos Lobo isso não acontece. Temos uma nutricionista que elabora o cardápio. O almoço é feito em espaço apropriado na casa da nossa diretora com muito asseio e cuidados, pois também serve alimentação para todos os funcionários da empresa.

Pais ocupados não têm tempo de cuidar da alimentação dos filhos como deveriam. E a culpa por estarem fora o dia todo faz, muitas vezes, com que permitam que os filhos consumam em excesso alimentos de baixo valor nutricional. Na escola, isso não acontece. “Aqui há um nutricionista que elabora o cardápio das crianças. Elas têm lanche da manhã, almoço e lanche da tarde na escola”, diz Karin D. Flores, coordenadora do turno integral do colégio La Salle Dores, de Porto Alegre.

Além do acompanhamento nutricional, o colégio Marista Santa Maria traz um diferencial. “As famílias podem almoçar no nosso refeitório com as crianças, o que aproxima os pais da vida escolar dos filhos”, afirma Josiane Conke, Coordenadora do Período Integral da escola.

No colégio Magno/Mágico de Oz, de São Paulo, as refeições não estão inclusas no período integral, mas existe a preocupação com o que os alunos comem nos dois restaurantes e nas cantinas da escola. “A gente acabou com refrigerante, só tem uma vez por semana. Em vez disso, há sucos e água de coco natural. Tem também a preocupação com a parte nutricional, nada muito rígido, mas existe uma orientação”, afirma Myriam Tricate, diretora-geral do colégio.

Depois de trabalhar o dia todo e chegar em casa cansados, os pais ainda precisariam verificar as tarefas dos filhos e ajudar com as dúvidas. Essa tarefa misturada à exaustão da dupla jornada de trabalho, acaba causando conflitos em família. O aluno que estuda no STI CARLOS LOBO chega em casa com as tarefas prontas, o que certamente melhora a convivência em família. As crianças do TEMPO INTEGRAL aproveitam o fim de semana para descansar, não precisam estudar, fazer lição e podem usar o tempo livre para curtir a família.

Depois de trabalhar o dia todo e chegar em casa cansados, você ainda precisa verificar as tarefas dos filhos e ajudar com as dúvidas. Isso quando a lição de casa foi feita. Caso contrário, é preciso cobrar. E essa cobrança, misturada à exaustão da dupla jornada de “pai-profissional”, acaba causando conflitos em família. “O aluno que estuda em período integral chega em casa com as tarefas prontas, o que melhora a convivência em família”, afirma Myriam Tricate, diretora-geral do colégio Magno/Mágico de Oz, de São Paulo.

Segundo Karin D. Flores, coordenadora do turno integral do colégio La Salle Dores, de Porto Alegre, o período integral deixa a criança livre para aproveitar a família, sem obrigações. “As crianças do integral aproveitam o fim de semana para descansar, não precisam estudar, fazer lição. Usam o tempo livre para curtir a família”, ressalta.

Além dos esportes, o STI CARLOS LOBO oferece diversas atividades de lazer, cultura e tecnologia aos alunos. Temos momentos significativos na biblioteca, no cyber espaço, oficina de artes, aula de música e culinária, entre outras atividades pensadas pedagogicamente.

Além dos esportes, as escolas que trabalham com período integral oferecem diversas atividades de lazer, cultura e tecnologia aos alunos. “Temos aula de informática, oficina de artes plásticas, oficina de expressão corporal, oficina de música e culinária, entre outras atividades”, conta Karin D. Flores, coordenadora do turno integral do colégio La Salle Dores, de Porto Alegre.

No colégio Magno/Mágico de Oz, os alunos podem praticar esportes de aventura, robótica e esgrima, atividades que não costumam fazer parte do cotidiano da maioria das crianças. “Aqui na escola tem absolutamente tudo que eles precisam, gostam e querem fazer, com a vantagem de que todas as atividades são pensadas pedagogicamente”, ressalta Myriam Tricate, diretora-geral do colégio.

Qual mãe nunca se “cansou” para convencer o filho a entrar no banho? E para fazê-lo escovar os dentes, então? Mas quando a criança está em grupo e todos os amiguinhos lavam as mãos antes de comer ou escovam os dentes após as refeições, fica mais fácil ensinar e criar hábitos de higiene. Nossas crianças saem da natação e vão automaticamente para o banho, sem problema algum.

Acreditamos que a cada ano, poderemos passar por diversas modificações e adaptações, para melhor adequarmos às necessidades dos alunos. Será muito normal que isso ocorra. Aprimorar e adequar às regras e regulamentos será necessário, mas sempre visando o melhor para o educando e oferecendo sempre o que foi prometido.