Proposta Pedagógica

O Colégio Carlos Lobo acredita que tem o dever de acompanhar as transformações do mundo. Nossa instituição busca formar indivíduos e cidadãos preparados para exercer seu importante papel na vida e na sociedade.

Temos como fórmula de aprendizado a interação social do educando com os fatos, experiências e acontecimentos do mundo. O currículo praticado pelo Colégio Carlos Lobo segue com rigor a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (MEC).

Acompanhando os avanços tecnológicos, as transformações sociais que estimulam o desenvolvimento e exercício do senso crítico e da responsabilidade como cidadãos, a escola possui um Projeto Pedagógico em constante processo de inovação, cuja base é o Sociointeracionismo, embora não ignoramos as bases teóricas formuladas por pensadores como Jean Piaget e outros.

Nossa concepção de educação está apoiada na visão sociointeracionista, proposta pedagógica que parte do pressuposto de que o indivíduo constrói o conhecimento na sua interação com o meio e com o outro, tendo aqui a clareza de que esse outro desempenhará um papel de extrema relevância no processo de aprendizagem.

Escolhemos trabalhar com a proposta Sociointeracionista porque o fazer pedagógico acontece com a interação social em ambiente propício ao desenvolvimento intelectual. As vivências afetivas e sociais dos alunos são relacionadas aos conteúdos promovendo a construção efetiva do conhecimento.

Nosso foco é a busca por uma educação de qualidade, que visa à aprendizagem significativa do aluno, com objetivos claros e uma linha de ação que promova cidadãos críticos, responsáveis, solidários e sujeitos de sua própria história.

O aprender, nessa perspectiva, é entendido como algo organizado, planejado, e flexível. Nossos professores são mediadores do processo ensino aprendizagem, com metas definidas que geram desafios na organização dos estudos, desenvolvendo a criatividade, a pesquisa, o exercício da cidadania e a valorização da vida

Através de projetos pedagógicos interdisciplinares os professores relacionam diferentes disciplinas em uma abordagem sistêmica, mesclando os fatos que ocorrem no mundo com os conteúdos previamente estabelecidos para  cada série.

As propostas de desenvolvimento dos conteúdos, organizadas pelos professores, objetivam a construção do conhecimento, baseando-se nas aprendizagens anteriores para então buscar estratégias que gerem aprendizagens significativas.

A metodologia adotada utiliza diferentes formas de aprender, como desenvolvimento de projetos com focos de estudo específicos, aulas expositivas, trabalhos individuais e em grupo, pesquisas, saídas de campo, utilização do laboratório de informática, multimídia e biblioteca.
O aprender a aprender assim é bastante valorizado, fazendo com que o aluno adquira as competências necessárias para desenvolver sua autonomia intelectual, através da seleção de informações relevantes de forma crítica e solidária.

Nossos valores, de desenvolvimento da criatividade  e da competência, permeados pela ética e disciplina, visam gerar pessoas socialmente integradas, vencedoras e realizadas.

Embora se transformando no instrumento mais importante para promover oportunidades de acesso ao saber e ao conhecimento, a escola não pode ser a única, exclusiva, responsável pelo desenvolvimento e educação das crianças e jovens.

Compreendemos que, embora não sendo o único lócus educativo, é a escola o espaço mais democrático de socialização e produção de conhecimento construído pela humanidade ao longo da história.

O CARLOS LOBO é um dos agentes educativos que atua na sociedade. A Família é o outro agente importantíssimo nessa formação, e acreditamos que a participação dos pais na escola é fundamental para que a ação educativa aconteça junto aos alunos, pois é na interação entre os diferentes sujeitos que se processa o ato de educar os mais jovens.