Assessoria Psicológica Educacional

Desde a promulgação em 1996, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) – Lei n° 9394/96 tem sido amplamente relevante em todas as áreas envolvidas com educação as contribuições da Psicologia à Educação. O Psicólogo que atua na área educacional apresenta uma contribuição mais eficaz de atuação dentro da variedade de demandas escolares que se apresentam no processo de ensino-aprendizagem.

Assim, visando uma maior qualidade de ensino, a psicóloga escolar Ana Patrícia atua na instituição com o objetivo de contribuir com o processo de desenvolvimento humano educacional por meio de ações institucionais e coletivas:

1. Orientação a alunos e pais:
Orientação a alunos e pais em relação às dificuldades escolares e a outros assuntos de interesse para o desenvolvimento do estudante por meio da orientação psicológica diferente da psicoterapia (que não é função de um psicólogo na escola) implica ações de aconselhamento em função das necessidades específicas do desenvolvimento do educando.

2. Orientação profissional
A orientação profissional é uma das formas específicas da função de orientação na qual a Psicóloga trabalha com os alunos do Ensino Médio, considerando suas habilidades e direcionando para o desenvolvimento de recursos psicológicos importantes tanto para a escolha do percurso profissional a ser seguido quanto para a inserção no mundo do trabalho.

3. Ações Educacionais de Saúde
Interação junto ao educando para desenvolver ações educativas que promovam a saúde mental para todos do espaço escolar.

4. Análise e intervenção.
A nível institucional especialmente no que diz respeito à subjetividade social da escola visando delinear estratégias de trabalho favorecedoras das mudanças necessárias para a otimização do processo educativo dos alunos.

5. Contribuir para a caracterização do corpo discente com o objetivo de subsidiar o ensino personalizado.
Conhecer o aluno em aspectos essenciais que possam ajudar a compreender seus processos e condições de aprendizagem e desenvolvimento visando delinear ações educativas contempladoras de seus anseios educacionais.

6. Orientação específica às Coordenações a partir de algumas demandas avaliadas no Colégio.

Psicóloga: Ana Patrícia Viana Vieira.
Graduada em Psicologia – CRP 10448/11
Formação em Orientação Profissional